quinta-feira, 5 de abril de 2012

NAJA - Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa




Os estudantes de Direito da UESB realizam na Universidade um projeto de extensão que visa a Assessoria Jurídica Popular – AJUP, atendido pelo nome NAJA – Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa, tendo como principal finalidade uma nova prática de educação jurídica na UESB e no Brasil, além de sua função social, afim de possibilitar mudanças na sociedade, deixando de lado a lógica mercantil e produtivista, construindo uma sociedade menos desigual e mais justa. O que foge a todas as estruturas tradicionais encontradas muros adentro nas faculdades.
O grupo, composto por calouros e veteranos, criou um Núcleo de Extensão Popular, para estar em contato direto com a comunidade, prestando serviços a quem realmente necessita: o povo oprimido! Promovendo a consciência social e humanitária nos estudantes. Nesse intuito, os integrantes desenvolvem seu projeto em parceria com o MTD – Movimento dos Trabalhadores Desempregados, dando-lhes a assessoria necessária e tendo contato direto com a realidade desse povo, chamados pela massa social de sem terras.
O Trabalho de base se deu início no mês de agosto, quando parte do grupo esteve presente no assentamento Zumbi dos Palmares para ser apresentado aos assentados, acampados e apoiadores do movimento, também conhecendo de perto um pouco de suas realidades. Olhares impressionados se desmontam por toda assentamento, muitos admirados, tantos outros chocados.
Partindo da proposta inicial de não apenas visualizar de longe essa realidade, mas sim vivê-la, no dia ** de **** de 2011, o grupo se deslocou a nova ocupação onde se abrigam parte dos companheiros do MTD para o levantamento do barracão coletivo, onde são realizadas as reuniões, assembléias e também onde são acolhidos os visitantes para uma conversa mais intima com a direção. Pondo a mão na massa, os estudantes se entregaram ao trabalho e ao convívio com as pessoas do local, partilhando realidades diversas. Ao fim do dia todos retornaram pra casa, contemplados em chuva.
No intuito de aderir mais pessoas, e ampliar o contato com os companheiros do MTD o grupo se dividiu em brigadas menores, os quais fazem visitas semanais ao acampamento, ao assentamento e a ocupação, visando assessorar juridicamente e realizar oficinas de formação política e técnica, sempre atentos as demandas concretas do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário